Lançamento do livro “Carisma salesiano e ensino superior” marca a contribuição de 14 IUS

Atualizado: 23 de set. de 2019

No terceiro dia de encontro das Instituições Universitárias Salesianas (IUS) o padre Marcelo Farfán apresentou o livro "Carisma salesiano e ensino superior" no âmbito da VIII Conferência da IUS America, realizada em Quito. Como coordenador do texto, mencionou que as linhas que lhe dão vida são a preocupação de fortalecer a identidade da IUS e gerar uma cultura universitária salesiana baseada em como eles estão trabalhando no ensino superior no mundo.

"De nossas próprias instituições, temos muito o que escrever, por isso encorajo você a fazê-lo, porque é uma maneira de estar presente e divulgar o que fazemos no ensino superior salesiano. O texto é construído a partir de diversas vozes, culturas, geografias e experiências", disse ele.

O livro apresenta uma estrutura que inclui o contexto histórico da IUS, a identidade e a missão do ensino superior salesiano e do ensino salesiano em vários contextos. Pe. Farfán entregou os livros aos representantes das instituições presentes e aos inspetores salesianos que participam do encontro, inclusive do Chile, Equador, Colômbia e Bolívia. Anteriormente, foram expostos os avanços de redes acadêmicas como o IUS - Group e as que estão sendo formadas, que buscam incentivar e garantir a existência de redes efetivas que trabalhem de maneira integrada e sistemática, com resultados concretos, permanentes e bem divulgados.

O diretor da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), professor César Lobato Brito destacou a importância do encontro e a possibilidade de se discutir e avaliar propostas nas áreas das IUS. “Aprendizagem, conhecimento de experiências acadêmicas diferentes, reafirmação do compromisso com o carisma salesiano na educação superior e renovação das motivações para continuar o Projeto FSDB. Assim posso caracterizar minha participação, juntamente com o Sr Vagner, na VIII Conferência das IUS América, que se conclui hoje aqui em Quito-Equador. Lideranças de IUS do Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala, El Salvador, México, Chile, Itália e Togo compartilhamos, por quatro dias, projetos, resultados de âmbitos de articulação das IUS, pesquisas, modelos acadêmicos e ações diversas em andamento entre As IUS da América e do mundo”, explicou.

O encontro fortaleceu e ampliou as relações. Enquanto representante da FSDB, assumimos o compromisso de participação efetiva em dois âmbitos: Pastoral Universitária e Qualidade da Educação dos Estudantes.

As redes IUS foram apresentadas para pesquisa, colaboração e intercâmbio no campo de Ciências Econômicas e Administrativas (CIAGEN); o da interculturalidade (RIUSI), o de eletrônica (RELCA) e o de redes elétricas e cidades inteligentes, RECI. O Padre Marcelo Farfán anunciou que o trabalho está sendo realizado no novo portal da IUS, de acordo com as necessidades de comunicação desta instância, para que o trabalho de cada instituição seja divulgado e tornado visível. O portal terá versões em inglês, espanhol, italiano e português e estará pronto no próximo ano.