top of page

DOCÊNCIA DA LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MISSÃO DA IES

Promover o Desenvolvimento Integral da Pessoa Humana e do Patrimônio Cultural da Sociedade por meio da Produção e Difusão do Conhecimento e do Compromisso Ético e Político com a Região Amazônica.

JUSTIFICATIVA

Sendo a educação um direito de todos, assegurado pela Constituição Federal de 1988, faz-se necessário que os Sistemas Educacionais estejam preparados para oferecer uma educação de qualidade, valorizando as diferenças intelectuais, sociais, culturais e emocionais, respeitando cada indivíduo como ser único e atendendo as necessidades educacionais de cada um.

Embora os avanços tecnológicos e científicos, a educação ainda amarga resultados insatisfatórios. Nessa perspectiva, o ensino da leitura, da escrita e da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental destaca-se como um ponto nevrálgico do processo ensino-aprendizagem nos índices das avaliações existentes em nosso país.

Dessa forma, o presente curso de especialização faz-se necessário por oferecer aOPORTUNIDADE, a vários professores e profissionais das áreas afins, de capacitação para que o processo ensino-aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática possa efetivar-se com qualidade, contribuindo para o acesso e permanência aos estudantes no espaço escolar .

OBJETIVOS DO CURSO

Oferecer subsídios teórico-metodológicos que permitam o aprofundamento e a reflexão crítica sobre o processo ensino-aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

PÚBLICO ALVO

Curso de formação para profissionais de nível superior da área de educação e áreas afins que desejam se especializar na docência da leitura, da escrita e da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

CARGA HORÁRIA

A Carga Horária é de 390 horas, já inclusas as atividades práticas, atividades individuais e as 30 horas do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

MATRIZ CURRICULAR

 

COMPONENTES CURRICULARES

MODULO ICH

AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM30

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA30

ÉTICA E EDUCAÇÃO30

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA30

MODULO II

DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM30

FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA I30

FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA II30

SEMINÁRIO DE PESQUISA30

MODULO III

FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA I30

FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA II30

GESTÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM30

LITERATURA INFANTIL30

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO30

TOTAL GERAL DE HORAS =============> 390 Horas

bottom of page