top of page

PSICOPEDAGOGIA

MISSÃO DA IES

Promover o Desenvolvimento Integral da Pessoa Humana e do Patrimônio Cultural da Sociedade por meio da Produção e Difusão do Conhecimento e do Compromisso Ético e Político com a Região Amazônica.

JUSTIFICATIVA

A Faculdade Salesiana Dom Bosco – FSDB busca incentivar a criação cultural, desenvolver o espírito científico, crítico e reflexivo e contribuir para o aperfeiçoamento contínuo do indivíduo e da sociedade, através de atividades que envolvem o Ensino Superior em todos os seus níveis.

Sabemos que as organizações se deparam com crescentes desafios frente às profundas transformações na sociedade. Coloca-se, portanto, como imperativo estratégico, a promoção de mudanças significativas para que as instituições de ensino possam responder com eficiência e eficácia às novas demandas da população, concebendo cada sujeito como ator na construção de sua história e da história coletiva.

Entretanto, que a totalidade da formação não se esgota, como se sabe, nos cursos de graduação. Ao contrário, o contexto social exige da FSDB ações capazes de consolidar a formação do profissional-cidadão, o desenvolvimento da pesquisa comprometida com a melhoria da qualidade de vida de todos e a efetividade da extensão como um espaço que propicie o avanço da consciência crítica/instrumental da comunidade.

Dessa forma, a FSDB, por meio do Curso de Especialização em Psicopedagogia, pretende consolidar sua integração junto à comunidade para a qual se destina. As estratégias adotadas destacam a solidificação e expansão de cursos de pós-graduação com ênfase na capacitação de profissionais de diferentes áreas e na socialização do conhecimento.

A proposta de trabalho para o Curso de Especialização em Psicopedagogia justifica-se por possibilitar aos profissionais da educação, principalmente aos pedagogos, professores gestores escolares, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais interessados em processos educativos, portadores de diploma de curso superior, capacidade de análise, diagnóstico e intervenção nas dificuldades de aprendizagem e nas práticas pedagógicas, tendo em vista a pluralidade cultural, a reorganização do tempo e do espaço escolar, a inclusão no ensino formal e os avanços na psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

É importante ressaltar que a Psicopedagogia é uma área de atuação que surgiu com objetivo de buscar uma compreensão mais ampla do processo de aprendizagem. Valendo-se de outras áreas de conhecimento, analisa a educação de maneira articulada com o contexto social mais amplo em decorrência do crescimento e ampliação dos campos de trabalho do Psicopedagogo para além de áreas afins, com vistas a atuação em escolas, empresas, hospitais e outras instituições educacionais.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Capacitar profissionais para analisar, diagnosticar e intervir nos processos de aprendizagem como Psicopedagogos institucionais.

 

PÚBLICO ALVO

Professores com licenciatura nas diferentes áreas de conhecimentos, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais interessados em processos educativos, portadores de diploma de curso superior.

 

CARGA HORÁRIA

A Carga Horária é de 390 horas, já inclusas as atividades práticas, as atividades individuais e 30 horas do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

MATRIZ CURRICULAR

 

COMPONENTES CURRICULARES

MODULO ICH

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM30

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA30

ÉTICA E EDUCAÇÃO30

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA30

MODULO II

INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA30

PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM30

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO30

SEMINÁRIO DE PESQUISA30

MODULO III

DIAGNÓSTICO E AVALIAÇAÕ PSICOPEDAGÓGICA30

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA30

JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FORMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA30

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO30

TOTAL GERAL DE HORAS =============> 390 Horas

bottom of page