Buscar
  • FSDB Comunicação

Simpósio Interdisciplinar dos Povos Indígenas da Amazônia

Dia 27 de abril de 2022, no período noturno, aconteceu o Simpósio Interdisciplinar dos Povos Indígenas da Amazônia, um evento promovido pelos cursos de graduação e cursos tecnólogos da Faculdade Salesiana Dom Bosco – FSDB, após dois anos sem realização devido a Pandemia da Covid-19, o evento teve como tema: “Da aldeia à universidade: o aspecto do diálogo e formação cultural acadêmica a partir das teorias indígenas”. Estiveram presentes no evento como palestrantes, Gilton dos Santos Mendes, Doutor em Antropologia Social e Professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas – PPGAS-UFAM e Rosijane Fernandes Moura (Etnia Tukano), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas – PPGAS-UFAM, com mediação de mesa do professor Rivelino Barreto (FSDB).

A FSDB, na abertura do evento, foi representada pelas professoras Maria Roseane e Anne Letícia, que deram as boas-vindas ao público presente, acadêmicos, docentes e público externo. Todos os presentes puderam acompanhar o debate sobre a relação envolvendo as teorias da ciência indígena como um aspecto de estudo em debate e formação acadêmica, como mencionou em sua fala a mestranda Rosijane Moura: “hoje não só temos nossos arcos e flechas como armas, mas também nossas novas armas são a caneta e o papel”.

Por fim, eventos como este fazem a FSDB ser uma instituição diferenciada na formação acadêmica, atenta para as questões da diversidade das culturas na Amazônia Indígena. Assim, procurando entender como os indígenas pensam a partir de suas teorias, linguagens, conceitos. Isso tudo é compartilhado com os acadêmicos da Faculdade Salesiana Dom Bosco.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo