Representantes das IUS refletem sobre o significado de fazer pastoral na universidade

A coordenadora da Pastoral da FSDB, Ceila Lima esteve presente no evento que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de setembro.

A reunião dos responsáveis pela pastoral das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS) da América foi realizada na sede de Quito entre os dias 12 e 14 de setembro e reuniu representantes do Brasil, Guatemala, El Salvador, Equador, Bolívia, Argentina e México. O evento teve por objetivo refletir sobre as propostas pastorais no cenário do ensino superior salesiano.

A reunião foi animada pelo irmão Mario Olmos, coordenador das IUS da América, junto com Antonio Wardison, da UNISAL de São Paulo. "As IUS estão presentes em 13 províncias de 9 países. O desafio desta reunião é analisar o que significa fazer o trabalho pastoral na IUS hoje, sua concepção, conteúdo, metodologias e desafios formativos. O interessante é que estamos fazendo um caminho juntos ", disse o P. Marcelo Farfán, Coordenador Geral da IUS, que também acompanhou este evento. Ele ressaltou que é essencial entender que somos universidades "na pastoral" , não instituições que realizam apenas atividades pastorais, o que implica superar a ideia de que o pastoralismo é reduzido a um departamento.

"Na verdade, quando falamos sobre trabalho pastoral, estamos falando sobre o projeto da universidade", enfatizou. "Fazer universidade é fazer pastoral. Como salesianos, entendemos que a pastoral juvenil passa pelo caráter do projeto institucional, pelas opções a favor dos jovens pobres, pela proposta de formação que lhes oferecemos, pela orientação do currículo. de uma comunidade universitária que educa e até pelas estruturas de governo através das quais incentivamos nossas presenças ", afirmou.

Finalmente, ele enfatizou a importância estratégica da formação para alcançar os objetivos pastorais: "Quando falamos sobre a formação de pastores, não nos referimos apenas aos responsáveis por esses departamentos, mas também a toda a comunidade educacional. O principal responsável pela Pastoral é o reitor da Pastoral". Universidade " , disse ele.

Os participantes da reunião foram: Ademir Cwendrych, Wardison C. Silva, Ceila Lima de Souza, Genésio Zeferino da Silva, Slawomir Bronakowski e Maria da Conceição Cândida (Brasil); Gibraham Pérez e Juan Simón Zárate (México); Héctor Rausch, da Argentina, Roberto Alexander Damas e Mario Olmos (El Salvador), Nelson López e Verónica Flores (Bolívia), Maria José Valdés (Guatemala); Daniel Herrera, Xavier Merchán e Padre Jaime Chela (Equador).

Fonte: Universidad Politécnica Salesian Del Ecuador