O professor José D’Assunção, que possui formação em História e Música, é o convidado da quinta-feira, dia 10, para falar sobre interdisciplinaridade aos professores e alunos da FSDB.
Interdisciplinaridade: o diálogo entre os vários saberes; algumas possibilidades será a palestra que o historiador, professor doutor José D’Assunção Barros irá ministrar aos professores e alunos da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) na próxima quinta-feira, dia 10, às 18h30, no auditório da instituição, na unidade Centro.
Durante a palestra o professor José D’Assunção vai procurar definir o que é a interdisciplinaridade e o que é a disciplina. “Quero mostrar como os diversos campos de saber podem dialogar através do que chamo de “pontes interdisciplinares” que são a teoria, o método, os modos de expressão, as equipes interdisciplinares etc. No segundo momento da palestra darei um exemplo através da música”, explicou o historiador, que também tem formação em Música.
D’Assunção acrescentou ainda que a interdisciplinaridade pode contribuir para enriquecer cada campo que entra em contato com o outro. “Um campo pode oferecer a outro campo de saber novas possibilidades teóricas, metodológicas, expressivas, discursivas; novos modos de imaginação, novas maneiras de encarar os antigos problemas”.
CURRÍCULO
Possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense e mestrado em História pela mesma instituição. É graduado em História e Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Na área de História, tem atuado principalmente com temáticas ligadas às áreas de Historiografia, Teoria da História, Metodologia da História, História Cultural, História da Arte, Cinema-História. Na área de Música, tem desenvolvido pesquisas na área de Musicologia Histórica e História da Música. Publicou 22 livros e cerca de cento e cinquenta artigos, trinta e cinco dos quais em revistas internacionais (Portugal, Espanha, Itália, Dinamarca, Canadá, Estados Unidos, México).
Comments