• FSDB Comunicação

Um jeito diferente de ensinar Direito Tributário

Atualizado: 19 de Set de 2019

O Mestre em Direito Ambiental e professor da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), André Soledade tem chamado a atenção dos seus alunos pela forma como leciona as disciplinas voltadas para o Direito Tributário. Desde 2015, o professor se utiliza dos cadernos do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) que tem por objetivo promover e institucionalizar a educação fiscal para o pleno exercício da cidadania.

O programa é promovido pela Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF) desde 1999 e surgiu com a finalidade de mostrar um novo olhar , por parte da sociedade, para a educação fiscal. E foi, justamente, com esse pensamento que o professor André Soledade instituiu o uso dos cadernos do Programa em suas aulas. “ Eu leciono disciplinas de Planejamento, Legislação e Direito Tributário e já vinha observando uma certa rejeição dos alunos sobre esse tema, pois, muitos deles associam tributos à corrupção. Ouvia frases do tipo: “Pra quê pagar impostos se vão roubar” ou ainda “A gente paga impostos e não vê resultado”. Então, busquei ensinar a disciplina de uma forma mais humana e próxima da realidade das pessoas, esclarecendo a importância dos tributos para a sociedade”, explicou Soledade.

RECONHECIMENTO