• rosangelaazedo

Coletânea de artigos científicos do TCE-AM tem trabalho de professores da Faculdade Dom Bosco

Os professores Roberta Santos e Nelson Felipe tiveram seu artigo “A importância das ações socioambientais em unidades de conservação para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável definidos pela ONU” selecionado para publicação. O trabalho foi avaliado por uma comissão de 16 professores mestres e doutores da UEA e Ufam.

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) lança, nesta sexta-feira (18), no segundo dia do 2º Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, coletânea de 25 artigos científicos realizados pelas instituições de ensino superior parceiras do Tribunal.

Os artigos, focados no tema ambiental, foram apresentados durante o Seminário de Gestão Ambiental (Segam), evento promovido no ano passado como preparação para o Simpósio.

Produzidos por estudantes e professores do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), foram apresentados em exposição e avaliados um total de 71 artigos durante o Seminário.

Uma comissão formada por 16 professores mestres e doutores da UEA e da Ufam avaliaram os trabalhos, divididos por temas, e selecionaram os 25 melhores para serem compilados e publicados em livro, lançado agora durante o Simpósio Internacional.

O conselheiro Júlio Pinheiro, coordenador das ações ambientais no TCE-AM, destaca o papel das instituições de ensino superior no simpósio. “Discutir o controle ambiental com a academia é imprescindível para que possamos discutir os problemas da Amazônia e encontrar soluções que digam respeito às nossas necessidades e à nossa realidade”, ressaltou o conselheiro.

Os artigos publicados abordam assuntos ambientais relacionados à realidade da Amazônia, como desmatamento, exploração mineral, comunidades ribeirinhas, e a relação destes temas com o poder público da região. A UEA e a Ufam são instituições conveniadas com o TCE-AM, auxiliando nas inspeções técnicas durante as auditorias ambientais.

Fonte: TCE-AM