top of page
Banners Cursos Portal FSDB 2019_filosofi

Sobre o curso

Entendemos a educação como uma prática social de fundamental importância para a construção da consciência crítica e da responsabilidade cidadã, buscando exercer um papel sócio-transformador de construção da solidariedade e da justiça. Nesta perspectiva é imprescindível, junto ao exercício da cidadania, o empenho pela construção de uma sociedade pluralista que reconheça, respeite e valorize as diferenças.

Sendo assim, a FSDB por meio do Curso de Licenciatura em Filosofia busca promover a dimensão transformadora da educação, por meio de um ambiente educativo favorável ao autoconhecimento e às relações interpessoais, dando ênfase à experiência comunitária e às ações solidárias, desenvolvendo práticas e conteúdos pedagógicos através da flexibilização curricular, da articulação entre teoria e prática e da integração dialética entre os conhecimentos teórico-científicos e realidade sócio-cultural.

Perfil do Egresso

Ao licenciando objetiva-se uma formação pedagógico-didático-metodológica que o habilite para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes ao compromisso de provocar os jovens para a tarefa filosófica, bem como proporcionar aos estudantes do Ensino Médio a análise e a compreensão do legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente.

Considerando que o curso esta orientado para a formação do professor de filosofia, os egressos deverão estar habilitados para enfrentar, com sucesso, os desafios e as dificuldades inerentes à missão de despertar os estudantes da educação básica para a reflexão filosófica transmitindo-lhe o legado da tradição da filosofia e o gosto pelo pensamento reflexivo, crítico, inovador, responsável e autônomo. Portanto, o perfil do egresso em Filosofia pontua-se no desenvolvimento das seguintes habilidades, atitudes e competências:

  1. a) Um acadêmico-filósofo que oriente e desafie a aprendizagem do filosofar;

    b) Um filósofo-acadêmico que pesquise e produza intelectualmente, inserindo-se no debate atual da comunidade filosófica;

    c) Um intelectual orgânico que articule teoria e prática filosóficas, desde o lugar social da vítima, expressa na práxis sócio-política de sua atuação;

    d) Um acadêmico instigado pela permanente atualização de sua profissão e preparado para ingressar na pós-graduação e seguir carreira no ensino e em outras instâncias da sociedade;

    e) Um acadêmico capaz de compreender os principais temas, problemas e sistemas filosóficos, bem como analisar criticamente a realidade social em que está inserido;

    f) Um acadêmico habilitado para a compreensão e apropriação do núcleo histórico e sistemático que agrupa organizadamente o conjunto dos componentes filosóficos;

    g) Um acadêmico com uma formação integral, desencadeada por um processo de formação que o capacite para o diálogo acadêmico entre filosofia, ciência e cultura;

    h) Um acadêmico habilitado para a compreensão e apropriação da didática, dos métodos e das práticas próprias dos processos de ensino-aprendizagem da filosofia.

    i) Um acadêmico que promova práticas educativas, considerando as características dos alunos e da comunidade, os temas e necessidades do mundo social e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular.

 

Área de Atuação

O campo de atuação do Filósofo consiste em Escolas da Educação Básica da Rede Pública ou Particular, Órgãos Públicos que trabalham no contexto dos Direitos Humanos, Centros de Artes, Consultorias Educacionais, Assessorias de Jornais e Revistas, Centros de Pesquisas Educacionais.

 

Valor do Curso

Indisponível 

 

Para Ingresso via Vestibular, Nota ENEM e Portador de Diploma.

 

Duração do Curso: 04 anos

Turno: Noite

Telefone da Coordenação: (92) 3131-4105

Localização: Av. Cosme Ferreira, 5122 – Zumbi

bottom of page