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EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

MISSÃO DA IES

Promover o Desenvolvimento Integral da Pessoa Humana e do Patrimônio Cultural da Sociedade por meio da Produção e Difusão do Conhecimento e do Compromisso Ético e Político com a Região Amazônica.

JUSTIFICATIVA

Sendo a educação um direito de todos, assegurado pela Constituição Federal de 1988, faz-se necessário que os Sistemas Educacionais estejam preparados para oferecer uma educação de qualidade baseada nos princípios da Educação Inclusiva, valorizando as diferenças intelectuais, sociais, culturais e emocionais, respeitando cada indivíduo como ser único e atendendo às necessidades educacionais de cada um. Compreendendo que a Educação atual deva constituir-se em uma Educação Inclusiva rompendo as barreiras da exclusão, busca- se incluir alunos que apresentam deficiência (sensorial, intelectual, física), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, no ensino comum. Para que esse processo possa efetivar-se com qualidade é preciso que se ofereçam condições de acesso e permanência aos mesmos no espaço escolar comum sendo, um dos itens primordiais para que isso aconteça, a formação dos professores, ou seja, estes devem estar preparados para a aceitação e perfeita inclusão de alunos considerados como público alvo da Educação Especial em escolas do Ensino Regular.

Portanto, dentro dessa perspectiva, é precisoINVESTIR na formação profissional de todos os professores, promovendo a sua compreensão sobre os processos de inclusão e as especificidades do ensino para alunos que apresentam deficiência (sensorial, intelectual, física), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação.

Dessa forma, o presente curso de especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva faz-se necessário por oferecer aOPORTUNIDADE, a vários professores e profissionais das áreas afins, de capacitação para o atendimento educacional do atual alunado da Educação Especial considerado pelo Ministério da Educação/MEC, ou seja, alunos com deficiência (física, intelectual e sensorial), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação.

OBJETIVOS DO CURSO

Proporcionar aos profissionais da educação e áreas afins conhecimentos específicos para o atendimento de alunos que apresentam deficiência (sensorial, física e intelectual), transtornos globais do desenvolvimento (síndrome do autismo, síndrome de Asperger e síndrome de Rett) e altas habilidades /superdotação

PÚBLICO ALVO

Curso de formação para profissionais de nível superior da área de educação e áreas afins que desejam se especializar em atendimentos educacionais a alunos que apresentam deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação.

 

CARGA HORÁRIA

A Carga Horária é de 390 horas, já inclusas as atividades práticas, atividades individuais e as 30 horas do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

MATRIZ CURRICULAR

 

COMPONENTES CURRICULARES

MODULO ICH

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS30

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA30

ÉTICA E EDUCAÇÃO30

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA30

MODULO II

PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL30

DEFICIÊNCIA FÍSICA30

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL I30

SEMINÁRIO DE PESQUISA30

MODULO III

DEFICIÊNCIA SENSORIAL30

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO / TGD30

ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO30

SURDO, CEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA30

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO30

TOTAL GERAL DE HORAS =============> 390 Horas

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