esqueci minha senha
Graduação

Administração | Pedagogia | Filosofia
  • Duração do curso
    6 Semestres - 3 ANOS
  • Turno das aulas
    Noturno
  • Horário das aulas
    18h30 as 22h
  • Valor da Mensalidade
    Em breve...
  • Matriz Curricular
    Clique aqui
  • SOBRE O CURSO

    Entendemos a educação como uma prática social de fundamental importância para a construção da consciência crítica e da responsabilidade cidadã, buscando exercer um papel sócio-transformador de construção da solidariedade e da justiça. Nesta perspectiva é imprescindível, junto ao exercício da cidadania, o empenho pela construção de uma sociedade pluralista que reconheça, respeite e valorize as diferenças.

    Sendo assim, a FSDB por meio do Curso de Licenciatura em Filosofia busca promover a dimensão transformadora da educação, por meio de um ambiente educativo favorável ao autoconhecimento e às relações interpessoais, dando ênfase à experiência comunitária e às ações solidárias, desenvolvendo práticas e conteúdos pedagógicos através da flexibilização curricular, da articulação entre teoria e prática e da integração dialética entre os conhecimentos teórico-científicos e realidade sócio-cultural.

    O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

    Considerando que a Zona Norte e Leste são Zonas que estão apresentando significativos crescimentos econômicos, sociais e políticos, e com base na pesquisa feita pela empresa Action sobre os cursos necessários para atender a comunidade residente nessas Zonas de Manaus, a mantenedora da FSDB optou por ofertar o curso de Licenciatura em Filosofia considerando que há um elevado número de escolas públicas e particulares que oferecem o Ensino Médio e necessitam de profissionais qualificados na área da educação.

  • MISSÃO DO CURSO
    Promover a formação de filósofos docentes voltados para a leitura pluralista da realidade, capazes de ações pedagógicas que permitam a construção e reconstrução do conhecimento sobre multiplicidade de relações históricas, sociais e espaciais interagindocom a sociedade, possibilitando o desenvolvimento da consciência critica do cidadão para o reconhecimento e valorização da existência humana.
  • OBJETIVO
    A finalidade do curso é formar professores Licenciados em Filosofia, habilitando-os legalmente para o exercício do Magistério na Educação Básica. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Filosofia, as Orientações da Secretaria de Ensino Superior, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9394/96, o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, o Projeto Pedagógico Institucional – PPI e o Regimento Geral da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus (FSDB).
  • ÁREA DE ATUAÇÃO
    O campo de atuação do Filósofo consiste em Escolas da Educação Básica da Rede Pública ou Particular, Órgãos Públicos que trabalham no contexto dos Direitos Humanos, Centros de Artes, Consultorias Educacionais, Assessorias de Jornais e Revistas, Centros de Pesquisas Educacionais.
  • PERFIL DO EGRESSO

    Ao licenciando objetiva-se uma formação pedagógico-didático-metodológica que o habilite para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes ao compromisso de provocar os jovens para a tarefa filosófica, bem como proporcionar aos estudantes do Ensino Médio a análise e a compreensão do legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente.

    Considerando que o curso esta orientado para a formação do professor de filosofia, os egressos deverão estar habilitados para enfrentar, com sucesso, os desafios e as dificuldades inerentes à missão de despertar os estudantes da educação básica para a reflexão filosófica transmitindo-lhe o legado da tradição da filosofia e o gosto pelo pensamento reflexivo, crítico, inovador, responsável e autônomo. Portanto, o perfil do egresso em Filosofia pontua-se no desenvolvimento das seguintes habilidades, atitudes e competências:

    a) Um acadêmico-filósofo que oriente e desafie a aprendizagem do filosofar;
    b) Um filósofo-acadêmico que pesquise e produza intelectualmente, inserindo-se no debate atual da comunidade filosófica;
    c) Um intelectual orgânico que articule teoria e prática filosóficas, desde o lugar social da vítima, expressa na práxis sócio-política de sua atuação;
    d) Um acadêmico instigado pela permanente atualização de sua profissão e preparado para ingressar na pós-graduação e seguir carreira no ensino e em outras instâncias da sociedade;
    e) Um acadêmico capaz de compreender os principais temas, problemas e sistemas filosóficos, bem como analisar criticamente a realidade social em que está inserido;
    f) Um acadêmico habilitado para a compreensão e apropriação do núcleo histórico e sistemático que agrupa organizadamente o conjunto dos componentes filosóficos;
    g) Um acadêmico com uma formação integral, desencadeada por um processo de formação que o capacite para o diálogo acadêmico entre filosofia, ciência e cultura;
    h) Um acadêmico habilitado para a compreensão e apropriação da didática, dos métodos e das práticas próprias dos processos de ensino-aprendizagem da filosofia.
    i) Um acadêmico que promova práticas educativas, considerando as características dos alunos e da comunidade, os temas e necessidades do mundo social e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular.

  • ESTRUTURA CURRICULAR

    COERÊNCIA ENTRE O CURRÍCULO E OS OBJETIVOS DO CURSO

    As competências e habilidades para o estudo da Filosofia têm como objetivo aprender o método filosófico (ler, analisar, interpretar, escrever e comunicar) que se caracteriza pelo seguinte: promover o contato direto com as fontes filosóficas originais, desenvolver a compreensão lógica e hermenêutica através da leitura e discussão em grupo, proporcionar a disponibilidade de autores e recursos para compreensão dos clássicos da Filosofia. Sendo assim os Componentes curriculares estão interligados diretamente ao alcance dos objetivos da seguinte forma:

    OBJETIVOS DO CURSO RELAÇÃO COM OS COMPONENTES CURRICULARES
    Incentivar a criação cultural e desenvolver o espírito científico, crítico e reflexivo - Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação
    - Estética
    - Filosofia das Ciências
    - Hermenêutica
    - Leitura Orientada de Textos de Filosofia
    - Lógica
    - Metafísica
    - Metodologia de Estudo e Pesquisa
    - Metodologia e Prática da Pesquisa Filosófica
    - Optativa
    - Teoria do Conhecimento
    - Trabalho de Conclusão de Curso
    Difundir os conhecimentos filosóficos, culturais, científicos e técnicos, considerados patrimônio da humanidade - Antropologia cultural
    - Didática
    - Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação
    - Filosofia Antiga
    - Filosofia Contemporânea
    - Filosofia Medieval
    - Filosofia Moderna
    - Filosofia na América Latina
    - Filosofia no e do Brasil
    - Leitura Orientada de Textos de Filosofia
    Ministrar o ensino superior de Filosofia para formar e aperfeiçoar profissionais na pesquisa, na prática, na didática e no ensino de filosofia - Didática
    - Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação
    - Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico
    - Filosofia da Educação
    - Filosofia da Linguagem
    - Hermenêutica
    - História e Sociologia da Educação
    - Leitura Orientada de Textos de Filosofia
    - Metodologia de Estudo e Pesquisa
    - Metodologia e Prática da Pesquisa Filosófica
    - Optativa
    - Psicologia da Educação
    - Trabalho de Conclusão de Curso
    Incentivar o trabalho de pesquisa visando o desenvolvimento do conhecimento filosófico, científico, tecnológico e artístico - Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação
    - Filosofia das Ciências
    - Hermenêutica
    - Leitura Orientada de Textos de Filosofia
    - Lógica
    - Metodologia de Estudo e Pesquisa
    - Metodologia e Prática da Pesquisa Filosófica
    - Teoria do Conhecimento
    - Trabalho de Conclusão de Curso
    Promover a extensão e as ações comunitárias, propiciando o ensino e a pesquisa à comunidade, através de cursos e prestação de serviços, estabelecendo com ela uma relação de reciprocidade - Antropologia Filosófica
    - Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação
    - Estética
    - Ética
    - Ética Social
    - Filosofia da Religião
    - Libras
    - Metodologia de Estudo e Pesquisa
    - Metodologia e Prática da Pesquisa Filosófica
    - Optativa
    Estimular o interesse pelo conhecimento, pelo desejo permanente de aperfeiçoamento e busca de soluções para os problemas mundiais, nacionais, regionais e locais - Antropologia Filosófica
    - Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação
    - Ética
    - Ética Social
    - Filosofia da Religião
    - Metodologia de Estudo e Pesquisa
    - Metodologia e Prática da Pesquisa Filosófica
    - Optativa
    Promover a formação humana, filosófica, ética, estética e política de jovens e adultos, que possam ser agentes, inspiradores e construtores de uma civilização permanentemente aberta ao diálogo com a diversidade e à realização da justiça e do Bem Comum - Antropologia Cultural
    - Antropologia Filosófica
    - Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
    - Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação
    - Estética
    - Ética
    - Ética Social
    - Filosofia da Religião
    - Filosofia Política
    - Leitura Orientada de Textos de Filosofia
    - Metodologia e Prática da Pesquisa Filosófica
    - Optativa
    - Trabalho de Conclusão de Curso
    Contribuir filosoficamente para o diálogo inter e transdisciplinar na elaboração de uma epistemologia intrinsecamente solidária, refletindo sobre as intensas e constantes transformações da nova ordem mundial - Antropologia Cultural
    - Antropologia Filosófica
    - Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
    - Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação
    - Estética
    - Filosofia das Ciências
    - Hermenêutica
    - Leitura Orientada de Textos de Filosofia
    - Lógica
    - Metafísica
    - Metodologia e Prática da Pesquisa Filosófica
    - Optativa
    - Teoria do Conhecimento
    - Trabalho de Conclusão de Curso
    Proporcionar aos profissionais de qualquer área a reflexão, a investigação e a síntese do pensamento e da prática sobre os grandes temas que desafiam o ser humano diante dele mesmo, do mundo, da história e do transcendente - Antropologia cultural
    - Antropologia Filosófica
    - Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
    - Filosofia Antiga
    - Filosofia Contemporânea
    - Filosofia Medieval
    - Filosofia Moderna
    - Filosofia na América Latina
    - Filosofia no e do Brasil
    - Leitura Orientada de Textos de Filosofia

    TEMPOS E ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

    - Seminário de Filosofia na Amazônia;
    - Elaboração de Artigo Científico;
    - Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia;
    - Jornada Filosófica; Pesquisa bibliográfica;
    - Plano de Ação;
    - Projeto - Clássicos da Filosofia;
    - Projeto de Articulação Interdisciplinar;
    - Projeto de Pesquisa;
    - Projeto de TCC;
    - Projeto Didático-Pedagógico;
    - Relatório de Estágio;
    - Resenhas, Resumos e Pôster;
    - Seminários Interdisciplinares;
    - Simpósio Interdisciplinar dos Povos Indígenas;
    - Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Monografia).

  • CORPO DOCENTE
    Professor(a) Titulação
    Artur Freitas Hidalgo Especialista
    Dorli Marques Doutor
    César Lobato Brito Doutorando
    Cânio Grimald Especialista
    Davi Dalla Vechia Mestre
    Edeney Barroso Salvador Mestre
    Jeane Torres da Silva Especialista
    Jocilene Maria da Conceição Silva Doutoranda
    José Francisco dos Santos Mestre
    Maria Estelita Pereira Ferreira Mestranda
    Maria Roseane Gonçalves de Menezes Doutoranda
    Mário Bueno Doutor
    Osmar Oliveira da Silva Especialista
    Pe. João Benedito da cunha Alves Especialista
    Pe. Luigi Laudato Doutor
    Willian Costa da silva Mestre
  • PROJETOS

    O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Filosofia está diretamente articulado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade Salesiana Dom Bosco, com ênfase no compromisso dos projetos construídos com suas bases conceituais, correspondendo a sua missão, aos objetivos e seus princípios norteadores.

    As atividades de Responsabilidade Socioambiental acontecem em vários períodos do semestre letivo, sendo que, no segundo semestre ocorre em setembro no dia destinado a todas as Instituições de Ensino Superior. As atividades de setembro são desenvolvidas na Zona Leste de Manaus, onde está inserida a sede da FSDB, contemplando principalmente atividades de saúde e atividades educacionais, onde os acadêmicos de Filosofia realizam, palestras sobre o meio ambiente.

    O Projeto Interdisciplinar Simpósio dos Povos Indígenas tem como objetivo promover reflexões com a comunidade acadêmica e sociedade em geral, sobre questões relacionadas aos Indígenas na Amazônia, sua história, bandeiras de lutas e desafios, destacando sua importância para um modelo sustentável de vida para a região amazônica.

    A metodologia utilizada durante o simpósio é, dentre outras: Exposições de vídeos com temáticas indígenas; Mesa redonda; Debate.

    Participação no projeto “Preservação dos ritos, mitos e cultura dos Indígenas da Comunidade Rouxinol”, localizada na bacia hidrográfica do Tarumã-Açu.

    O Curso de Graduação de Licenciatura em Filosofia da Faculdade Salesiana Dom Bosco, através do Simpósio Interdisciplinar sobre os Povos Indígenas, discute com as entidades representantes dos Povos Indígenas sobre as questões sociais, políticas, culturais e econômicas que viabilizam o direcionamento de práticas referentes aos direitos básicos dos povos primeiros do Brasil na sociedade de hoje.

    O Projeto de Preservação da Cultura, Ritos e Mitos da Comunidade Indígena Rouxinol tem como objetivo despertar para a importância da cultura indígena e para a preservação/conservação dos ritos e mitos, como forma de garantir a cidadania, desenvolvendo práticas de geração de renda e práticas educacionais as crianças e adolescentes indígenas.

    São desenvolvidas atividades de interação social onde os adolescentes e os adultos da comunidade interagem com os acadêmicos na apresentação dos hábitos e costumes indígenas, proporcionando aos acadêmicos a vivência e o conhecimento da cultura indígena.

    Especialmente significativo para o Curso de Filosofia é o Projeto Interdisciplinar Clássicos da Filosofia o qual tem por objetivo propiciar aos docentes e aos discentes um debate com os filósofos pensadores cujas teorias filosóficas se consolidaram e perpetuaram ao longo da história, com vistas a propiciar uma visão holística da tradição filosófica e as implicâncias teóricas na atualidade e ainda permitir o desenvolvimento de uma formação filosófica completa, crítica e reflexiva. O projeto Clássicos da Filosofia se divide em duas partes: a primeira parte se dá pela escolha de três obras clássicas para cada período letivo do Curso, essas obras devem ser lidas pelos discentes e acompanhadas pelos docentes que devem inseri-las dentro do próprio componente curricular, de modo que, ao final do período letivo cada discente tenha um trabalho acadêmico redigido acerca de cada uma das obras (sejam estes fichamentos ou resenhas); a segunda parte do projeto deve ser executada no período seguinte, no qual, em dos dias, previamente agendados, alguns discentes comunicam os resultados de seus trabalhos através de mesa redonda, outros realizam suas apresentações através de painéis, banners, papers etc. Estas atividades se justificam porque propiciam o desenvolvimento do perfil acadêmico dos discentes, na atividade de pesquisa; assim como são exercitados na prática da comunicação dos resultados obtidos, de forma sistemática, pedagógica, concisa, sem deixar de lado a argüição e a reflexão dialética essência do filosofar.

    Projeto Seminário de Filosofia na Amazônia se constitui em um evento que oferece um espaço aberto onde se busca proporcionar a interação e o debate entre àqueles que se entregam à investigação sobre a Filosofia na Amazônia. Anualmente o curso de Filosofia da FSDB organiza o Seminário de Filosofia em parceria com o Instituto de Teologia Pastoral e ensino Superior da Amazônia ITEPES, a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade do Estado do Amazonas. O evento tem por objetivo proporcionar momentos de discussões sobre a relação entre saberes filosóficos, éticos, econômicos referentes as problemáticas do contexto sócio-político da Amazônia, buscando uma melhor compreensão do ser humano e seu meio, tendo como foco os grandes projetos para a Amazônia.

    Um pensamento político amazônico deve fazer o enlace entre a ágora filosófica e os saberes dos povos da região. Entre ciência para a vida e ética social, política e econômica. Entre a sustentabilidade e grandes projetos para a Amazônia, levando em conta as necessidades do povo amazônico. A partir de uma metodologia analítica fenomenológica discuti-se sobre os processos políticos; sociais e econômicos da realidade atual da região Amazônica, na tentativa de se propor novos caminhos e compreensão relacionais, circulares, que vislumbram melhores medidas aos processos atuais e futuros desta região.

    Semana Global de Empreendedorismo acontece todo ano no mês de novembro com uma semana de atividades voltadas para o empreendedorismo social e ambiental. Durante uma semana os acadêmicos de Filosofia desenvolvem Palestras sobre os Direitos Humanos, Ética Social, Diversidade Humana. Os acadêmicos também participam da carreata de neutralização de carbono.

    Eventos que contemplam as Relações Étnico-Raciais. Atualmente a preocupação com os grupos historicamente excluídos vem ganhando espaços nos debates sociais, visto que a implementação de Políticas Públicas Afirmativas buscam resgatar a grande dívida histórica que se tem para com os negros e os indígenas, visto que esses povos fazem parte da constituição do povo brasileiro. As pesquisas apontam vários indicadores sociais que destacam a desigualdade racial como fator preponderante para a relação entre insegurança alimentar e nutricional com a fragilidade de situação socioeconômica da população negra. No caso do Amazonas, a falta ou precariedade de dados sobre a população negra torna ainda mais difícil a reflexão, análise e proposição de ações que venham a atender as necessidades da população negra, que até pouco teve que conviver com um cruel processo de invisibilidade social. Os debates e reflexões étnico-raciais da cultura indígena e das etnias afrodescendentes acontece nos seminários, simpósios, fóruns, oficinas, minicursos e visita in loco nas comunidades indígenas e quilombolas a partir de diferentes propostas da FSDB e de Instituições Parceiras.

    Evento que contemplam os princípios dos Direitos Humanos

    A Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) já atende ao Art. 2° da Resolução N° 1, de 30 de Maio de 2012 que se refere ao uso das concepções e práticas educativas fundadas nos Direitos Humanos e em seus processos de promoção, proteção, defesa e aplicação na vida cotidiana e cidadã de sujeitos de direitos e de responsabilidades individuais e coletivas. Desta forma realizamos palestras, simpósios, minicursos, congressos que viabilizam aos acadêmicos de Filosofia as discussões referentes aos Direitos Humanos enquanto valores que permitem ao homem a dignidade humana de ser, estar e viver a felicidade na sociedade.

  • EMPREGO E ESTÁGIO

    ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

    As atividades de Estágio tem como finalidade proporcionar a complementação da formação e possibilitar ao acadêmico de Filosofia, o acesso ao campo profissional através de um contato direto com questões práticas, com 400 horas, distribuídas em três semestres letivos, de acordo com a Resolução CNE/CP 2, de 19 de Fevereiro de 2002 e a Lei 11.788, de 25 de Setembro de 2008. O Estágio curricular Supervisionado é obrigatório, é orientado por um professor da Instituição e acompanhado por um profissional da área, na escola destinada para esta prática.

    Para a FSDB, o Estágio constitui-se numa necessária qualificação de discentes, articulados na relação teoria-prática, ensino-pesquisa, entre docente, supervisor de campo e acadêmico no processo de ação-reflexão-ação, no contexto social mais amplo. A função do Estágio é servir de núcleo articulador entre a realidade acadêmica (reflexões e conceituações) e a realidade social, buscando um processo de ensino-aprendizagem que abrange planejamento, desenvolvimento e avaliação do Estágio nas áreas de atuação profissional frente às exigências e necessidades colocadas à profissão.

    O Estágio poderá ser realizado em Escolas da Rede Pública ou Particular que atuam com a Educação Básica. Será um exercício contínuo, coletivo e criativo oportunizando introduzir o acadêmico no contexto profissional, bem como propiciar o momento de sensibilização para as questões sociais e a responsabilidade socioambiental, que a profissão trabalha em seu cotidiano e, sua responsabilidade para ajudar na construção de políticas e respostas de solução dos problemas detectados na sua prática, tanto teórico-metodológicos, como didáticos.

    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

    O acadêmico de Filosofia nos dois últimos semestres letivos desenvolverá um Trabalho de Conclusão de Curso, que consiste na apresentação e publicação de um trabalho Monográfico, . O TCC configura-se como uma pesquisa concebida, desenvolvida, acompanhada e orientada por um professor a partir do quinto período do curso. Cada acadêmico elabora um projeto de pesquisa, orientando-se pelas linhas de pesquisa propostas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Contemporânea. Um pré-projeto de pesquisa é elaborado seguindo-se orientações inter e transdisciplinares dos professores do curso ao longo do quarto período do curso. No quinto período os acadêmicos apresentam o projeto reelaborado, neste momento realizamos a Qualificação dos Projetos onde os acadêmicos apresentam os projetos para uma banca avaliadora que indica os pontos que necessitam serem melhorados.

    Com base neste projeto é designado um orientador que acompanhará e orientará a pesquisa do discente até a sua apresentação e defesa pública. O Curso atribui em histórico escolar uma carga horária de 120 (cento e vinte) horas para elaboração de TCC e defesa pública, distribuídos no quinto período 60 horas e no sexto período 60 horas. A elaboração de TCC será sistematicamente registrada e acompanhada em diário de frequência, com registro dos conteúdos tratados, como os demais componentes curriculares.

    A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso permite ao futuro licenciado em filosofia da FSDB se defrontar na reflexão com situações de seu entorno social, político, econômico, cultural, educacional e, sobretudo filosófico. Estas situações, no mais das vezes, passam despercebidas pelo olhar pouco observador do professor no seu cotidiano.

    A proposta de construção do TCC, mediante a elaboração de um estudo monográfico permite que o acadêmico se situe espaço-temporal e historicamente no seu lugar social e epistêmico de profissional da educação, a partir da perspectiva da filosofia, pois ao desenvolver pesquisa, investigação e reflexão sobre um determinado autor em filosofia e sua relação com a educação, ou sobre um sistema filosófico, para pensar e problematizar sua realidade existencial, educacional, e a própria realidade dos seus possíveis educandos, o futuro profissional da educação e da filosofia estará fazendo de seu agir profissional uma práxis transformadora social, pedagógica, didática e educacional no mundo contemporâneo.

  • GRADE CURRICULAR
    COMPONENTES CURRICULAR 2013
    1º SEMETRE CH
    1.Filosofia Antiga 80
    2.Metodologia de Estudo e Pesquisa 80
    3.Leitura e produção textual 80
    4.História e Filosofia da Educação 80
    5.Tecnologias da Informação e Comunicação 40
    6.Leitura Orientada de Textos de Filosofia Antiga 40
    TOTAL DE HORAS 400
    2º SEMETRE CH
    1.Sociologia da Educação 40
    2.Psicologia da Educação 60
    3.Filosofia Medieval 80
    4.Antropologia Cultural 40
    5.Lógica 80
    4.Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico 60
    7.Leitura Orientada de Textos de Filosofia Medieval 40
    TOTAL DE HORAS 400
    3º SEMETRE CH
    1.Teoria do Conhecimento 80
    2.Ética 60
    3.Didática 60
    4.Filosofia Moderna 80
    5.Metodologia da Pesquisa Filosófica e Hermenêutica 80
    6.Leitura Orientada de Textos de Filosofia Moderna 40
    TOTAL DE HORAS 400
    4º SEMETRE CH
    1.Ética Social 60
    2.Antropologia Filosófica 60
    3.Filosofia Contemporânea 80
    4.Metafísica I 60
    5.Metodologia e Prática do Ensino de Filosofia 60
    6.Leitura Orientada de Textos de Filosofia Contemporânea 40
    7.Estágio Supervisionado I 120
    TOTAL DE HORAS 480
    5º SEMETRE CH
    1.Filosofia na América Latina 60
    2.Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) 60
    3.Metafísica II 60
    4.Eletiva I 60
    5.Filosofia Política 80
    6.Filosofia da Religião 60
    7.Leitura Orientada de Textos de Filosofia na América Latina 40
    8.Estágio Supervisionado II 120
    TOTAL DE HORAS 540
    6º SEMETRE CH
    1.Filosofia no e do Brasil 60
    2.Estética 60
    3. Filosofia da Linguagem 60
    4.Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) 60
    5. Libras 60
    6.Eletiva II 60
    7.Leitura Orientada de Textos de Filosofia no e do Brasil 40
    8.Estágio Supervisionado III 160
    TOTAL DE HORAS 560
    Atividades Acadêmico-Científico Culturais 200
Faculdade Salesiana Dom Bosco - Av. Epaminondas, 57 - Centro - Fone: (92) 2125 4690