CPA

 

Comissão Própria de Avaliação

 

A CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – é um órgão instituído pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – formado por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil, responsável por implantar, organizar e articular o processo de Autoavaliação Institucional, nos termos da Lei Federal 10.861/2004.

Os instrumentos de autoavaliação desenvolvidos pela CPA aplicados aos discentes, docentes e funcionários constituem importantes ferramentas e subsídios para o planejamento acadêmico, com o objetivo de melhorar, sempre, a qualidade da formação do ensino superior, da produção do conhecimento e da extensão.

A análise dos dados colhidos nesses instrumentos oferece um diagnóstico da rotina universitária, dos pontos fortes e das eventuais fragilidades da instituição de tal forma que permita verificar o cumprimento da missão e das políticas institucionais, bem como os setores e áreas a merecer adequado investimento institucional,  tomada de decisões, sinalizando os aspectos que requerem aprimoramentos contínuos da qualidade acadêmica.

Os resultados dos instrumentos avaliativos são divulgados na comunidade acadêmica e apresentados, obrigatoriamente, ao Ministério da Educação, por meio de relatórios anuais, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente.

A autoavaliação é uma atividade que abrange todas as Instituições de Ensino Superior do país, e mostra-se como um imperativo ético e participativo, pois engloba variadas dimensões definidas pelo SINAES:

  • Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional;
  • Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação e a Extensão;
  • Responsabilidade Social da Instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social;
  • Comunicação com a sociedade;
  • Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho;
  • Organização e Gestão da Instituição;
  • Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
  • Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
  • Políticas de atendimento aos estudantes;
  • Sustentabilidade financeira.

Enfim, a CPA contribui para o desenvolvimento de processo de auto conhecimento, de autocrítica, numa perspectiva construtiva, ética e dialógica.

 

Setor de Avaliação

A Avaliação Institucional é considerada atividade de suma importância para o desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuos da FSDB. A Avaliação Institucional consta, ainda, dos principais documentos norteadores da FSDB, como o “Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI”, a “Identidade” e as “Políticas” das Instituições Universitárias Salesianas, em âmbito mundial. Por isso, a FSDB assume a Avaliação Institucional como um elemento indispensável, à medida que ela permite o acompanhamento de todas as atividades e inspira ações de melhoria. Desde a constituição da FSDB existe uma Comissão Própria de Avaliação, com representação dos diversos setores da comunidade educativa, que é responsável pela condução do processo de autoavaliação.

Desde a sua implementação existe a efetiva participação de toda a comunidade acadêmica nos processos de autoavaliação. Os discentes avaliam docentes, disciplinas e aspectos gerais da instituição, como infraestrutura e serviços. O corpo docente avalia a coordenação e os mesmos aspectos gerais avaliados pelos discentes. Os funcionários avaliam suas condições de trabalho.

 

Integrantes

A CPA é composta por membros representantes das comunidades atuantes na FSDB, tanto internamente quanto externamente. São eles:

Representantes docentes: Profa. Msc Rossinês Batista de Oliveira e prof. Msc Carlos Augusto dos Santos (Unidade Leste).

Representantes Técnico-administrativos: Wilson da Costa Alves e Odete Ferreira Coelho.

Representantes discentes: Eliete das Graças Costa e Silva, Daiana Kellen Gomes de Almeida, e Edson Teixeira de Lima.

Representantes da sociedade civil: Francelmar Cardoso de Oliveira e Rafael Raimundo de Oliveira Albuquerque.

Representantes dos egressos: Arthur Rocha de Lima e Zacarias Nascimento Teixeira.

 

RELATÓRIO CPA Discentes 2016

RELATÓRIO CPA Docentes 2016

 

 

Contato: cpa@fsdb.edu.br