IUS

Instituições Universitárias Salesianas

Sob o nome de Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS) se quis reunir todos os centros de ensino superior e de ensino de terceiro grau não universitário dos quais a Congregação Salesiana direta ou indiretamente é titular e responsável. Distribuídas em dezoito países da Europa, Ásia e América, atualmente já passam de 40 e seu número continua a crescer. As IUS têm como objetivo principal oferecer aos jovens um serviço de formação: científica, profissional, humana e cristã, gerando oportunidades de acesso a tantos que vivem em desvantagem econômica e social.

As diferenças sociais, culturais e normativas dos Estados fazem com que o conjunto das IUS apresente uma grande diversidade. Do ponto de vista do grau acadêmico, existem universidades propriamente ditas, centros universitários, faculdades isoladas, escolas técnicas e escola superiores.

Variada é, também, a oferta de cursos profissionais, com o predomínio daqueles da área das ciências humanas, das ciências da educação e das áreas técnicas.

Do ponto de vista do número de estudantes, existem centros com algumas centenas de alunos, enquanto a grande maioria possui milhares.

As IUS são instituições de ensino superior, de inspiração cristã, caráter católico e índole salesiana. Elas apresentam modalidades, tanto do ponto de vista do relacionamento com a Igreja (pontifícias, católicas, de inspiração cristã) e com a Congregação Salesiana (há as próprias, as confiadas e as de responsabilidade partilhada com outros); quanto do ponto de vista dos graus acadêmicos que conferem e das situações locais em que são inseridas.

Cada IUS, enquanto instituição de educação superior, é uma comunidade acadêmica, formada por docentes, estudantes e pessoal administrativo, que promove de modo rigoroso, crítico e propositivo o desenvolvimento da pessoa humana e do patrimônio cultural da sociedade, mediante a pesquisa, a formação superior e contínua, e os diversos serviços oferecidos às comunidades locais, nacionais e internacionais.

Mapa IUS